sábado, 17 de outubro de 2009

O importante é competir

Ele é o sucessor de Ayrton Senna. Depois da morte do talvez maior ídolo do esporte brasileiro, coube a ele manter o nome do Brasil no automobilismo de alta performance que é a Fórmula 1. Sua principal oportunidade nesse esporte veio com sua contratação pela Ferrari, mas veio acompanhada também da disputa interna com o maior campeão de todos os tempos, sete vezes campeão mundial, Michael Schumacher, colocando sua atuação na equipe em segundo plano. Sua imagem é comumente associada ao fracasso, tanto que há alguns anos um programa humorístico criou um personagem com o nome “Rubens Pé de Chinelo” baseado nele.
Que tipo de exemplo positivo Rubens Barrichello pode dar diante de todos esses fatos? Bem, fala-se aqui de um piloto que nunca foi campeão mundial, nem ao menos ganhou alguma corrida no GP do Brasil, além de ter corrido um grande risco de não ser contratado no ano de 2009 por nenhuma escuderia da F1, sendo incorporado a uma nova equipe chamada Brown GP de última hora por mostrar a impressionante vontade em continuar correndo.
Então, o importante seria realmente competir?! Nunca entendi direito essa frase, isto é, nunca acreditei direito naquilo que ela diz. O que a gente quer é ganhar e sempre pensei que priorizar a participação numa competição em detrimento da vitória é argumento usado para perdedores.
Hoje, dia 17/10/09, sábado, Rubens Barrichello é pole position do GP do Brasil, numa corrida de classificação simplesmente genial, mostrando uma capacidade em último grau e de muita perícia. Amanhã é capaz de ser pela primeira vez o vencedor em Interlagos. Mas o curioso é que a classificação bem-sucedida e a provável vitória no domingo são apenas um detalhe. O fantástico, presente em toda a história de Rubinho, é a sua evidente paixão pelo esporte e pelo Brasil e acima de tudo, nunca ter desistido, pois acreditou em si quando ninguém mais acreditava, correu esses anos todos defendendo o nosso país sem nenhum apoio popular. Ganhar é importante, mas Rubinho me fez entender que competir sem condições favoráveis nos leva à superação, e aí já está presente a grande e verdadeira vitória.

Nenhum comentário: